segunda-feira, 5 de setembro de 2011

HERANÇA ISRAELITA (3) - "TRIBOS DE SHIMON/SIMÃO E REUVEN/RUBEM"

"A IDENTIDADE E O PAPEL DAS 12 TRIBOS NOS ÚLTIMOS DIAS"
Neste post vamos falar sobre mais duas tribos: Shim'on e Reuven.
  • Tribo de Shim'on/Simão
Ya'akov: Bereshit/Gênesis 49:5-7:
Shim'on e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Ya'akov, e os espalharei em Israel.
Significado do nome Shimon: “ouviu ou ser ouvido
O nome Shim'on vem da mesma raiz hebraica do verbo "shamah" ouvir, escutar.

“Ouviu o Eterno que eu era preterida e me deu mais este”. E deu-lhe o nome de Shim'on". (Bereshit/Gênesis 29:33)
Pedra que a representa no peitoral do Cohen Gadol/Sumo Sacerdote: Pitdah/Esmeralda
Shim'on/Simão foi o segundo filho de Ya'akov/Jacó e Le'ah/Lia (Bereshit/Gênesis 29:33). Foi ambém o nome dado à segunda tribo de Yisrael, nos capítulos que mencionam a organização dos B'nei Yisrael/Filhos de Israel em acampamentos. “De Shim'on/Simão, Shelumiel/Salamiel, filho de Zurisadai; dos filhos de Shim'on, as suas gerações pelas suas famílias, segundo a casa dos seus pais...(Bamidbar/Números 1:6, 22-23) 

Em Devarim/Deuteronômio 33:6 a 29, Mosheh abençoou todas as outras tribos, sem contudo fazer alusão à Tribo de Shim'on.
(Negev:  Tribo de Yehudah ao norte  e
ao sul 
 a Tribo de Shimon
)
Posteriormente, "A tribo de Shim'on recebeu o seguinte lote de terra, incluindo parte que fora previamente dada a Yehudah. A porção doada incluía as seguintes cidades com as localidades da sua jurisdição: Berseba, Seba, Molada, Hazar-Sual, Balá, Ezem, Eltolade, Betul, Horma, Ziclague, Bete-Marcabote, Hazar-Susa, Bete-Lebaote, Saruem, En-Rimom, Eter, e Asã. As cidades mais para o sul, como por exemplo Baalate-Beer (também conhecida por Ramah no Neguev) foram igualmente dadas à tribo de Shim'on. Portanto, a herança que a tribo de Shim'on recebeu veio-lhe parcialmente daquilo que tinha anteriormente sido dado a Yehudah, visto que o lote de Yehudah foi considerado demasiado grande para esta tribo.” (Yehoshua/Josué 19:1 a 9)
No início do reinado de David Melech, a Tribo de Shim'on, com um total de 7.100 homens, tornou-se um dos maiores contingentes aliados.(2 Crônicas 12:26).
Quem é Shim'on hoje?
Shim'on compartilha do temperamento explosivo de seu irmão Levi. Todavia, vemos que Mosheh/Moisés não nenhuma profecia referente a Shim'on, uma vez que Shim'on não apresentava nenhuma qualidade que o pudesse redimir perante Mosheh/Moisés ou HaShem
A principal característica de Shim'on/Simão é a de não dar o braço a torcerShim'on não se arrepender na época de Mosheh e isso permanece até hoje. Por esta razão, Shim'on provavelmente será a última tribo a ser restaurada.
Aqueles que ferozmente combatem a restauração da , mas que depois de cairem-lhe as escamas dos olhos passam a ser ferozes defensores da teshuvá possivelmente são shimonitas
É preciso que os shimonitas tomem cuidado para não ferirem aos irmãos com sua força nas palavras. Os shimonitas também têm muita dificuldade de arrepender-se de seus erros, e de pedirem perdão. Devem, portanto, constantemente trabalharem esta característica junto ao Eterno.
  • Tribo de Reuven/Rubem
Ya'akov: Bereshit/Gênesis 49:3-4:
Reuven, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder. Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.
Moshe Rabeinu: Devarim/Deuteronômio 33:6:
"Viva Reuven e não morra, e que seus homens sejam contados entre as tribos".
Significado do nome Reuven deriva da palavra "reê/viu”.
Viu o Eterno minha aflição, agora me amará meu marido.”(Bereshit/Gênesis 29:32)
Pedra que a representa no peitoral do Cohen Gadol/Sumo Sacerdote: Odem/Rubí
Reuven foi o primogênito de Ya'akov/Jacó com Le'ah/Lia, neto de Yitschak e também o primeiro dos doze filhos de Ya'akov.
Tem a seu favor, ter sido o irmão que persuadiu seus nove irmãos a não matarem Yossef/José, o preferido de seu pai Ya'akov, dizendo-lhes para jogá-lo num poço seco, com a intenção de resgatá-lo posteriormente. (Bereshit/Gênesis 37:18-30).  Mais de 20 anos depois, quando Ya'akov/Jacó, com receio de também perder Benyamin/Benjamin se recusou a deixá-lo ir com os irmãos a Mitzraim/Egito (exigência do pelo primeiro ministro do Faraó), foi Reuven quem intercedeu junto a Ya'akov, oferecendo seus dois filhos em garantia, dizendo: "Sejam mortos por ti se não to trouxer de volta". (Bereshit/Gênesis 42:37). 
Como primogênito da família, naturalmente, Reuven teria o direito de receber duas parcelas dos bens deixados por Ya'akov (Bereshit/Gênesis 35:22). Todavia, ele contaminou o leito de seu pai quando ele “dormiu com Bilchah, serva de sua mãe Le'ah e mãe de seus irmãos ...”.  “Rubem, tu és meu primogênito, minha força e o princípio de meu vigor, o mais excelente em alteza e o mais excelente em poder.Impetuoso como a água, não serás o mais excelente, porquanto subiste ao leito de teu pai. Então o contaminaste; subiu à minha cama.” (Bereshit/Gênesis 49:3-4). Por isso, ele perdeu os direitos de primogênito.
À Tribo de Reuven, clã por clã, Mosheh destinou o planalto de Moabe ao norte do rio Arnom, até o leste, divisa com o Rio Jordão, tornando-se um povo pastor de ovelhas. (Bamidbar/Números 32:1-33 e Yehoshua/Josué 13:15-23).
Quem é Reuven hoje?
Muitos dentre os israelitas que, apesar de serem regenerados em Yeshua, ainda apresentam uma forte inclinação ou mesmo uma paixão pelo que é carnal e pela sensualidade são reuvenitas. Eles passam por grandes lutas entre o Yetser HaRá (inclinação ao mal) e o Yetser HaTov (inclinação ao bem).
São relativamente poucos em números e seus descendentes são encontrados principalmente na região da França
Sua caminhada espiritual é marcada por tropeços constantes
(próximas tribos: Benyamin e Efrayim/Menasheh)

2 comentários:

  1. âni :YHOSSEF SHIMMEON se algum RHAWER quiser me ÄZERA¨agradeço pois sou um yudi desgarrado de sua NAÇÂO. SÒ QUERO ME ENCONTRAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom, Yhossef
      Temos um grupo na internet: http://kol-hatorah.org/ que no Shabat tem Sinagoga virtual, para quem não tem um lugar físico para frequentar: http://sinagoga.kol-hatorah.org. Se morar em S.Paulo, temos Sinagoga em Itu. Conte conosco para o que precisar.
      Shabat Shalom!

      Excluir