sexta-feira, 29 de julho de 2011

VÍDEO - ANA HASHEM (Oh! ETERNO) / TEHILIM (SALMOS) 116:16 -

Ana HaShem
(Oh! Eterno)
אָנָּה ה' כִּי אֲנִי עַבְדֶּךָ; אֲנִי עַבְדְּךָ בֶּן אֲמָתֶךָ, פִּתַּחְתָּ לְמוֹסֵרָי
"Agradeço-Te, ó Eterno; sou Teu servo, filho de Tua serva; quebraste as cadeias que me prendiam"


(Música e Transliteração)
Am Dm Am G Am E7 Am
Ana Ha-shem , Ana Ha-shem , Ki__ A-ni___ Av-de-cha.
Am Dm F G E7 Am
na Ha-shem , Ana Ha-shem , Ki A-ni Av-de-cha___.
Am G
Ani Avdecha, ben a-ma-te__-cha, Ani Avdecha, ben a-ma-
Am G
te__-cha, Ani av-de-cha, ben a-ma-te__-cha,
E7 Am
pi-tach-ta li-mo-sai-rai___


Tehilim 116:1-18
Amo ao Eterno porque Ele ouve minha voz e minhas súplicas.
Para mim inclinou Seu ouvido 
e eu invocarei Seu Nome enquanto viver.
Cercaram-me os laços da morte;
 as angústias da sepultura me envolveram, 
aflição e ansiedade se apoderaram de mim.
Invoquei o Nome do Eterno: “Salva minha vida, ó Eterno!”
Piedoso e benevolente é nosso Elohim; Ele é misericordioso.
Ele protege os que são simples; 
cheguei a estar prostrado, mas Ele me salvou
 Volta a ter sossego, alma minha, 
pois o Eterno para contigo foi bondoso.
 Tu livraste, ó Eterno, minha alma da morte, meus olhos das lágrimas, meus pés de andarem sem repouso e tropeçarem.
Continuarei entre os vivos, andando perante a face do Eterno.
Mantive Nele minha confiança mesmo quando falei: 
“Grande é minha aflição.”
Em desespero, cheguei a dizer: 
“Mentiroso e indigno de confiança é todo ser humano.”
Como poderei retribuir ao Eterno 
por todos os benefícios que me tem feito?
Tomarei o cálice da salvação e invocarei Seu santo Nome.
Na presença de todo o seu povo 
cumprirei os votos que fiz ao Eterno.
Preciosa é, a Seus olhos, a morte de Seus devotos.
Agradeço-Te, ó Eterno; sou Teu servo, filho de Tua serva; 
quebraste as cadeias que me prendiam.
A Ti trarei oferendas de agradecimento 
e invocarei Teu Nome.
Na presença de todo o Seu povo 
hei de pagar meus votos ao Eterno, 
nos átrios de Sua casa, no meio de ti, 
oh! Yerushalayim! 
Louvado seja o Eterno! Haleluiah!


Neste Tehilim o salmista declara seu amor a HaShem num cântico de gratidão por ter sido liberto das amarras que o prendiam a uma vida de escravidão ao pecado e transgressão à Torah. 
Somente quando nos conscientizamos de que somos escravos de nossas transgressões, nos arrependemos e retornarmos aos Caminhos da Torah e  buscamos servir ao Eterno, Bendito seja, com toda kavanah (intenção sincera do coração) é que podemos alcançar o Seu favor e nos considerarmos verdadeiros Ovdei Hashem (Servos do Eterno).

Como poderemos retribuir ao Eterno 
por todos os benefícios que nos tem feito?


PENSE NISSO!
Shabat Shalom!
nota:  A música está cantada em hebraico ashkenazi

Nenhum comentário:

Postar um comentário