terça-feira, 5 de julho de 2011

CICLO TRIENAL - SEDRAH 17 (Semana de 03 a 09/julho)

Torah: Bereshit (Gênesis) 20 e 21  /  Tema:  Avraham e Avimelech; Nascimento de Yitschak e a expulsão de Hagar e Yishmael 
Haftarah: Chanoch (Enoque) Yeshaiyahu (Isaias) 51; Sh'muel Alef (1 Samuel) 1 e 18 /  Tema:  O Reino do Escolhido; Tsion Restaurada; Nascimento de Sh'muel
B’rit Chadashah Bet Corintiyah (2 Corintios) 7  /  Tema: Purificação;  Sha' ul e Tito
Shirim u’Chochmah: Tehilim (Salmos) 17; Mishlei (Provérbios) 17 /  Tema: O livramento do Inocente; Conselhos diversos. 

PERGUNTAS

Leia Bereshit (Gênesis) 20:7 e responda: 
1  Por quê você acha que o Eterno foi tão veemente com Avimelech?

texto: Bereshit (Gênesis) 20:1 - 4: “1.Avraham partiu dali para região do Negev. Estabeleceu-se entre Kadesh e Shur e viveu algum tempo em G’rar. 2.Ele dizia de Sarah, sua mulher, que ela era sua irmã. Avimelech, rei de G’rar, arrebatou-lha. 3.Mas Elohim apareceu em sonhos a Avimelech e disse-lhe: “Vais morrer, por causa da mulher que roubaste, porque é casada”. 4.Avimelech, que não a tinha tocado ainda, disse: ‘o Eterno, farás perecer mesmo inocentes ?”.
2  Como explicar o fato de um estrangeiro conhecer HaShem (O Eterno) a ponto de recorrer a Ele em favor de justiça?


Em Bereshit (Gênesis) 21:22-23, diz que Avraham tinha cem anos de idade, vagava por toda kenam e de repente, Avimelech, rei dos filisteus, lhe pede para fazer um pacto de não-agressão. 
3  Por quê Av'melech - rei com um exército tão poderoso quiz, nesse momento, um pacto com Avraham, quando teve oportunidade de fazê-lo antes? O que temia?

4  Lendo Yeshayahu (Isaias) 51: 1-1 0, a que conclusão podemos chegar?

Texto: Sefer Chanoch (Livro de Enoque) capítulo 62“ 1 Então YHWH ordenou os reis, os príncipes, os exaltados e aqueles que habitam na terra dizendo:2  Abri vossos olhos e elevai vossas buzinas se sois capazes de compreender o Eleito.3 YHWH das Hostes assentou-Se sobre o trono de Sua glória. E o Espírito de retidão foi colocado sobre Ele.4 A palavra de Sua boca destruirá todos os pecadores e todos os mundanos, os quais perecerão na sua presença.5 Naquele dia todos os reis, os príncipes, os exaltados e todos os que possuem a terra se colocarão em pé, verão e perceberão aqu’Ele que está assentado no trono da Sua glória, que diante d’Ele os santos serão julgados em retidão 6 e que nada que será falado diante d’Ele, será falado em vão.7 Inquietação virá sobre eles, como sobre uma mulher em trabalho de parto, cujo labor é severo, quando seu filho vem à boca do ventre e ela encontra- se em dificuldade de dar a luz.8 Uma porção deles olhará para a outra. Eles ficarão atônitos e baixarão seu semblante 9 e aflição os prenderá quando eles virem o Filho da mulher assentado sobre o Seu Trono de glória”.
5 Que entendimento você tem de Chanoch 62 verso 4? (Dica) Bet Tessalonissayah (2 Tessalonicenses) 2:8. E,  considerando os versos 7 e 8 -  Por quê, em sua opinião,  "ficarão atônitos"
Bom estudo e Lehitra'ot!

Nenhum comentário:

Postar um comentário