sábado, 21 de maio de 2011

SHAVU'OT (FESTA DAS PRIMÍCIAS, DAS SEMANAS OU PENTECOSTES )


O que é " Chag Shavu'ot" e como é celebrada?
A Torah chama Chag Shavu'ot de "Festa das Semanas", conforme Bamidbar (Números) 28:26. 
(Kehilah Mayim Chayim -   decoração Shavu'ot 2006)
"Shavu'ot" é a palavra hebraica para "semanas" e se relaciona às sete semanas contadas a partir de Yom haBicurim (Dia dos Primeiros Frutos – Vaykrah 23:12-16), quando a oferenda de cevada era levada ao Beit HaMikdash (Templo Sagrado), em Yerushalayim.

É, também, uma das três Festas de Peregrinação (Shelosh Regalím), como Pessach e Sucot. Na época em que existia o Beth HaMikdash (o Grande Templo Sagrado), cada homem na Terra de Israel tinha como obrigação viajar para Yerushalayim para celebrar estas festividades.

Em Shavu'ot celebra-se, também, a outorga da Torah (10 Ditos) à Mosheh, no Monte Sinai, para todo o Povo Israelita e é, portanto, uma época muito propícia para rededicação ao estudo da Torah (e da Bíblia como um todo).

Muitas comunidades costumam passar toda a noite estudando o livro de Ruth (Meguilat Ruth); uma ótima oportunidade para nos elevarmos espiritualmente e fortalecermos nossa identidade como Povo de Israel.
(Meguilah Ruth)
Shavu'ot (Semanas/Primícias) ou Pentecostes (do grego), também se correlaciona com Shevu'ot (Votos).
Os rabinos, na antiguidade, afirmavam que não por acaso a palavra hebraica "שבועות" pode ser lida como "shavu'ot" (semanas, no plural) ou "shevu'ot" (votos, no plural). Shavu'ot (Pentecostes) é, portanto, uma ocasião de Shevu'ot (votos) entre Israel e o Eterno, o que forma a essência da aliança que temos, enquanto povo, para com Ele.

Yeshua e Shavu'ot/Shevu'ot

Tendo em vista, exatamente, essa característica de “votos de aliança e reconciliação", que Yeshua afirma:

“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta. E nunca te contentes até que possas contemplar teu irmão em amor.” Matitiyahu (Mateus) 5:23-25.

O povo muitas vezes era fiel em levar as suas ofertas de primícias em Shavu'ot (Pentecostes), mas se esquecia de que, Shavu'ot ou Shevu'ot é um momento de reconciliação. E Yeshua nos afirma que a temática de reconciliação, de restauração de alianças é o maior e mais fundamental elemento desta festa.

Que possamos fazer como nossos antepassados e nos reconciliarmos com o Eterno; e como Yeshua nos determinou; nos reconciliarmos com nossos achim (irmãos), porque nenhuma oferta é superior à alegria do Eterno ao ver os Seus filhos em união e harmonia.


(inspirado em texto editado por Sha'ul Bentsion)

Chag Sameach Shavu'ot!
nota: Próximo post (receitas para Shavuot)

Nenhum comentário:

Postar um comentário