domingo, 8 de maio de 2011

PREPARANDO-SE PARA RECEBER O “ SHABAT”

 Como vimos no "post" anterior, o Shabat é um dos primeiros passos na teshuvah (retorno à fé bíblica) e a marca do Povo de Israel

Então, preparar-se para o Shabat tem de ser um ato prazeroso, alegre e cheio de motivação. Com o tempo e a prática, cumprir o Shabat passa a ser algo bastante natural.

O que descrevemos abaixo não tem a pretensão de ser um Manual para observância do Shabat mas, simplesmente, uma referência para que você possa encontrar o seu ritmo, pois, verdadeiramente, a observância do Shabat é um passo imprescindível na vida daquele que está em busca da verdadeira teshuvah (retorno).  

DURANTE A SEMANA
No início da semana, relacione tudo o que vai precisar para o Shabat,  para se assegurar de que tudo vai estar sob controle:
  • Planeje o cardápio de Shabat.
  • Faça uma lista do que fazer e o que comprar.
  • Execute as tarefas "pesadas" da casa, deixando as mais leve para a sexta-feira.
  • Se tem uma vida muito agitada, dobre sempre a receita para Chalah (**) - pão usado no Shabat (exceto em Pessach) - e congele a metade para usar na semana seguinte.
REFEIÇÕES DE SHABAT
1 – Comece os preparativos para a refeição do Shabat já na quarta/quinta-feira, para que estejam prontas até a tarde da sexta-feira. Procure fazer receitas rápidas e práticas.
2 – Embora saladas frias não dêem muito trabalho, é melhor ter tudo adiantado, por isso, lave as saladas, corte os legumes, prepare os temperos. Deixe tudo pronto, de antemão, para que o Shabat realmente seja de deleite para toda a família.
3 – Como não é permitido acender fogo no Shabat (Êxodo 35:3), para esquentar a comida, pode-se usar uma bandeja de aquecimento elétrico, forno de micro-ondas ou similares.
4 – E não se preocupe com a louça (Êxodo 20:10). Se precisar de algo, lave apenas o necessário para o momento, afinal, Shabat é “descanso de toda obra” e você terá a semana inteira para se ocupar dos trabalhos rotineiros.
PREPARANDO-SE PARA A FESTA
1 – Sedrah semanal
No primeiro dia da semana (domingo), dê uma passada pelos textos da Sedrah. Procure criar o hábito de  ler, a cada noite, uma das passagens do estudo semanal. Cante em família os Salmos/Tehilim, por exemplo.  Isso ajuda a descontrair e abre espaço para a se conversar sobre a Torah.
2 - Devar Torá. Reserve uma hora na noite de quinta ou sexta-feira para revisar os textos da semana e responder às perguntas (postadas no Blog). Separe aqueles que possam ajudá-lo a iniciar o estudo de Shacharit (manhã do sábado - período em que a maioria das kehilot se reunem para rezar, estudar e comentar trechos da Sedrah).
3 - Flores. Um belo costume é adornar com flores a mesa de Shabat, dando ao ambiente um aspecto alegre/festivo. Portando, (de desejar) lembre-se de incluir as flores em sua lista de compras.
4 - Toalhas. Na sexta-feira, quando estiver fazendo os preparativos para a refeição do Shabat, cubra a mesa com uma toalha bonita, colocando sobre ela a Chalah e as flores.
5 - Roupas.  Se não puder ir a uma kehilah, ainda assim, arrume-se para o Shabat, fazendo esse momento especial e esperado a cada semana por toda a família.
6 – Telefone. Para evitar o atendimento a serviços de telemarketing, tão comuns nas manhãs do sábado, desconecte o telefone, deixando apenas o celular para assuntos mais importantes.
7 - Entretenimento. Não ligue a televisão (*) e não faça atividades que despendam força. O Shabat é um dia especial e também um tempo em família. Aproveite a companhia deles (**); dedique esse momento para falar das coisas Sagradas, conversar, ver um filme juntos. É gratificante!

Importante: nesse dia não vamos à restaurantes, clubes, shoppings, não viajamos, não ligamos televisão para assistirmos programas ao vivo, pois, estaremos, obviamente, utilizando-nos do trabalho de alguém. (Êxodo 20:10)

(*) com antecedência, alugue um filme na locadora.
(**) brinque com jogos educativos, tipo Banco Imobiliário, Jogo da vida (etc)
(***) Chalah (pão de Shabat) - que quando você tiver segurança, pode fazer na quinta ou sexta-feira.

Embora todo começo seja difícil e exija esforço de nossa parte, é sempre bom ter em mente que tudo aquilo que fizermos para agradar e engrandecer ao Eterno jamais será em vão.

Quanto à louça, uma idéia muito interessante de uma chaverá é usar descartável no Shabat, pois, evita aquele pilha imensa a ser lavada no dia seguinte rs.

Que o Eterno nos abençoe no cumprimento desse propósito!
Shabat Shalom lekulam!


4 comentários:

  1. Muito show este post :D. Sempre é bom frisarmos as coisas básicas e os cuidados que devemos ter. Imagine se fizéssemos os Shabatot como se fazem os aniversários de 15 anos?? Nós nos esquecemos sempre que os dia da semana são o namoro, a preparação é o noivado, e a grande festa de casamento é o Shabat!!

    ResponderExcluir
  2. Disse tudo, Karol ... seja benvinda! Bjs

    ResponderExcluir
  3. o eterno na sua misericórdia nos deu o shabat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Áurea
      Esse é um mandamento que O Eterno, Bendito seja Ele, fez por e para nós!
      Shalom

      Excluir