sábado, 16 de abril de 2011

CICLO TRIENAL DE LEITURA DAS ESCRITURAS

Shanah Tovah!
Desde o Shabat do dia 26 de março, a Kehilah Mayim Chayim passou a adotar o Ciclo Trienal de Leitura das Escrituras, em substituição ao Ciclo Anual. 
Em Israel, o uso do Ciclo Trienal é mais antigo do que o Ciclo Anual e ainda é usado por várias comunidades sefaradim e mizrachim até hoje.
O Ciclo Trienal permite a leitura completa das Escrituras em 3 anos. Por ser mais leve a carga de leitura das Parashiot (porções) e das Haftarot, esse ciclo nos permite dar maior ênfase aos textos da B'rit Chadashá (Segundo Testamento) e  Tanach (Primeiro Testamento).
No ciclo trienal usa-se o termo Sedra (ou Sedrot), que significa "sequência", ao invés de parashá (ou parashiot), que significa "porção". Por esta razão, a partir desse período, estaremos utilizando esse novo termo em nossos estudos (midrashim). 
Mensalmente estaremos postando o calendário com as leituras semanais, bem como perguntas extraídas dos textos de cada Sedrá, para quem quiser acompanhar os estudos de Shabat conosco. 
Um Novo Ano blíblico está começando, portanto, é uma ótima oportunidade para pormos em dia nossa relação com O Sagrado, Bendito Seja.
Shanah Tovah!
Moisheh ben Levi
Nassi

Nenhum comentário:

Postar um comentário