quarta-feira, 23 de março de 2011

TIRANDO O CHAMETZ E FAZENDO TSEDAKAH (Justiça ao Necessitado)

(imagem extraída da internet)

De acordo com as Escrituras Sagradas, nos dias que antecedem ao Pessach devemos retirar de nossas casas tudo o que possa conter Chametz (fermentação por levedura).

SHEMOT (Êxodo) 13
7Sete dias se comerá pães ázimos, e o levedado não se verá contigo, nem ainda fermento será visto em todos os teus termos.

SHEMOT (Êxodo) 12
19Por sete dias não se ache nenhum fermento nas vossas casas; porque qualquer que comer pão levedado, aquela alma será cortada da congregação de Israel, assim o estrangeiro como o natural da terra.20Nenhuma coisa levedada comereis; em todas as vossas habitações comereis pães ázimos". Shemot (Êxodo 12)

Esses dias que antecedem a Pessach também representam uma ótima oportunidade para exercermos uma outra miztvah (mandamento)  a TSEDAKAH, ou seja, a "justiça social", ajuda aos necessitados, órfãos e viúvas!

A palavra "tsedakah" vem da mesma raiz das palavras "tsedek/integridade-justiça" e "tsadik/justo-íntegro".

Mishley/Provérbios 11:25a nos diz que "A alma generosa prosperará ...". A generosidade é um ato voluntário e somente aqueles que têm gratidão ao Eterno é capaz de exerce-la com o coração, não esperando pela recompensa, mas, ciente de que nada nos pertence; tudo pertence ao Eterno; aqui, somos apenas Seus administradores.

TEHILIM (Salmos) 82

3Fazei justiça ao pobre e ao órfão; justificai o aflito e o necessitado.

Passo 1
Com a devida antecedência, retire de sua despensa "fermento biológico, fermento químico", bem como alimentos que contenham chametz (fermento) em sua composição como pães, bolos; ou que "inflam" em contato com o fogo como biscoitos de polvilho, pão de queijo, etc). (Vide post anterior sobre o significado do chametz)

Passo 2
Verifique se algum dos alimentos está com prazo de validade vencida (parece óbvio?!) e descarte-o; não o doe a ninguém.

Passo 3
Separe os alimentos próprios para consumo e leve-os a uma instituição beneficente (Asilo, Orfanato, Fundo Social) ou deixe na porta de uma família carente. (Segundo as Escrituras Sagradas, quanto mais "em secreto" for esse ato, mais agradável perante a HaShem).

Shalom u'vrachah!

Nenhum comentário:

Postar um comentário