sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

SHABAT - UM PRESENTE DO ETERNO AOS SEUS FILHOS (VÍDEO TOV LEHODOT)

Muitas vezes somos questionados sobre "o por quê" de guardarmos o Shabat. Isso já aconteceu com você?  Minha resposta foi muito simples:- "por que é uma Instrução de YHWH (uma mitzvah) e está na Bíblia (Torah)!"
"O Shabat foi criado por causa do homem" e para o homem pois, diante das inúmeras atividades a que se impõe no dia a dia, certamente, não separaria um tempo para seu enlevo espiritual e comunhão. 
O Shabat é um dia de encontro entre O criador e a criatura; um presente do Eterno para Seus filhos!
Devemos "RECEBÊ-LO" com gratidão ao Eterno e alegria!
“Guardarão, pois, o Shabat os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, e ao sétimo dia ele descansou, e restaurou-se” (Ex. 31:16 e 17).



Tehilim (Salmo) 92
Salmo e cântico para o dia de Shabat. Como é bom louvar o Eterno e entoar salmos em honra de Teu Nome, ó Altíssimo! Proclamar desde o amanhecer Tua bondade e, às noites, Tua fidelidade. Com o alaúde, a lira e a harpa acompanhando com seu som minhas palavras. Porque me trazes satisfação com Teus feitos, cantarei com alegria, celebrando as obras de Tuas mãos. Quão magníficas elas são, ó Eterno, e quão profundos são Teus desígnios! O insensato não os percebe e os tolos não conseguem entender que, mesmo que brotem como erva os iníquos e floresçam os malévolos, eles serão, para sempre, destruídos. Porém Tu, ó Eterno, permaneces eternamente exaltado. Pois Teus inimigos, ó Eterno, perecerão, e serão dispersos todos os que praticam iniqüidades. Exaltaste minha força como a de um búfalo e me cingiste com óleo puro. Meus olhos enxergaram o destino de meus inimigos, e meus ouvidos hão de escutar o que acontecerá aos malévolos. Os justos, porém, florescerão como a palmeira; como o cedro do Líbano crescerão altaneiros. Plantados na casa do Eterno, florescerão nos átrios do nosso Elohim. Mesmo na velhice, cheios de seiva e viço produzirão frutos para proclamar que reto é o Eterno. Ele é a minha Rocha, que não dá lugar à injustiça.
Transliteração:
Mizmor shir leiom hashabat. Tov lehodot ladonai ulezamer leshimchá elión. Lehaguid babóker chasdêcha, veemunat'chá baleilót. Alê assór vaalê nável, alê higaion bechinor. Ki simachtáni Adonai befaolêcha, bemaasse iadêcha aranên. Ma gadelú maassêcha Adonai, meod amecu mach’shevotêcha. Ish baár lo iedá, uchessil lo iavín et zot. Bifrôach reshaim kemó éssev, vaiatsítsu cól pôale áven, lehishamedam adê ad. Veata marom leolam Adonai. Ki hinê oievêcha Adonai, ki hinê oievêcha iovêdu, yitparedú cól pôale áven. Vatarem kir’em carni, baloti beshémen raanan. Vatabet ení beshurai, bacamim alai mereim, tishmána oznai. Tsadik catamar yifrach, keérez balevanon yisguê. Shetulim bevêt Adonai, bechats’rot Elohênu iafríchu. Od ienuvun bessevá, deshenim veraananim yihiú. Lehaguid ki iashar Adonai, tsuri velo avláta bó.
Shabat Shalom Leculam! 

3 comentários:

  1. Shalom Ya'el,

    Lindo texto!!! O Shabat, em minha humilde opinião, pode ser entendido como a "porta de entrada" para a nossa Fé!!!

    De todas as mitsvot do Eterno, Bendito Seja Ele, talvez a primeira que buscamos cumprir, quando passamos a conhecer Sua Verdade é o Shabat, pois quando buscamos o Criador com nosso coração aberto, é neste dia que dEle mais nos aproximamos!!!

    BH!!!

    Tenha uma semana iluminada pela Luz do Mashiach Yeshua!!!

    YM e a galerinha

    ResponderExcluir
  2. Gostei de tudo, Baruch Hashem! um blog iluminado!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  3. Mais uma prova da sabedoria e perfeição de Hashem pois se Ele não separasse esse dia certamente não o guardaríamos e assim nos afastaríamos dEle.

    ResponderExcluir