domingo, 2 de janeiro de 2011

QUEM SOMOS E EM QUE CREMOS

    QUEM SOMOS
    • Somos uma pequena congregação/kehilah israelita na cidade de Itu, interior de São Paulo que desde 2005, rompeu com o sistema religioso em que estava inserido, fazendo teshuvah (retornando às veredas antigas da fé).
    • Não somos judeus, porque judeus são os descendentes diretos da tribo de Yehudah e muitos de nós não tem como comprovar sua ascendência, portanto, somos israelitas retornando à fé, pois acreditamos que todos aqueles que têm "abraçaco" a Torah (Pentateuco e Profetas),  são os remanescentes das Tribos Perdidas de Israel. 
    • Somos 100% pró Israel, não somos proselitistas e não convertemos judeus.
    • Somos monoteístas e cultuamos HaShem (YHWH) como Único e Verdadeiro Elohim.  
    •  Somos 100% observantes da Torah.


    "Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos. Então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o SENHOR a estes. Grandes coisas fez o SENHOR por nós e, por isso, estamos alegres". 
    • (Tehilim/Salmos 126:1-3)

      TEHILIM 126:1
      Beshuv HaShem
      Quando o Senhor
      et Shivat Tsion
      nos trouxe a Sião
      Hayinu, hayinu kecholmin
      éramos como os que sonham

    EM QUE CREMOS
    No Eterno
    • Cremos que o Eterno (YHWH) é o Elohim de Avraham, Yitschak e Ya’akov. 
    • Cremos que Ele é Único (Echad).
    • Cremos que YHWH se revela de muitas formas, mas, rejeitamos a doutrina da  trindade ou o dualismo (deus pai, deus filho).

    Na Torah 
    • Cremos na Bíblia (Hebraica) por inteiro, que inclui a Torah (Pentateuco) e o Tanach (Profetas). 
    • Cremos que a Torah (Pentateuco) foi dada pelo Eterno a todo o povo de Israel, através de Mosheh/Moisés. 
    • Cremos que todo aquele que abraça a fé deve procurar viver como talmid (discípulo), passando a observar a Torah e Seus preceitos.

    Na Restauração 
    • Cremos que todo Israel irá retornar à Yerushalayim e o Beit HaMikdash/Templo será restaurado. 

    Na Casa de Israel 
    • Cremos na existência da Casa de Israel - Yehudim (Judeus) e demais Tribos - e que todos seremos reajuntados na vinda do Mashiach, segundo o Tanach. 
    • Cremos que a grande maioria dos que têm se achegado à fé nos últimos tempos fazem parte dos  dispersos da Casa de Israel. 
    • Cremos que todo aquele que se achega à Torah deve observar o Shabat (descanso semanal no sétimo dia), as Festas Bíblicas (Chaguim), a Kashrut (alimentos puros) e a brit milah (circuncisão), segundo a Torah.
    • "Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua Torah" 
      (Tehilim 119:18)


    13 comentários:

    1. Vocês fazem parte da Congregação Israelita da Nova aliança localizada em Curitiba? e se pudessem me responder também se vocês acreditam que Cristo o Yeshua existiu e que trouxe muitas contribuições para a reflexão humana de um mundo melhor, ainda para muitos nos dias atuais?
      Muito Obrigada!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Shalom,
        Não fazemos parte da CINA.
        Somos um grupo que se reúne todo Shabat para o Serviço da Torah, para rezar, estudar e até debater assuntos, cujos conceitos se perderam da sua interpretação/origem semita. Particularmente (porque em nosso meio toda opinião é uma opinião), acredito que Yeshua/Jesus fez parte da história de Israel, não como Elohim (deus), mas, como homem que enxergava o cerco que estava sendo feito em torno de seu povo, através das diversas formas de domínio opressor, e tentou conscientiza-los a esse respeito.
        Espero ter ajudado.
        Shabat Shalom!

        Excluir
    2. Shalom chaverim. Tbm fazemos parte de uma Congregação Israelita independente desde 2009 e nos denominamos Ministério Messiânico da Torá. Enquanto éramos "evangélicos" nossa Congregação era lotada, depois que encontramos a luz da Torá a maioria preferiu sair (por medo da "Lei"). Hoje somos em número de 60 membros. Cremos tbm que Yeshua foi um Rabino muito sábio que ensinou a Torá de uma forma diferente dos outros Rabinos de sua época. Não como D'us, e conseguimos "tirar" esta idolatria do nosso meio através dos estudos das Parashiot.
      Tbm nos reunimos no erev Shabat para estudo da Torá e tbm rompemos completamente com o sistema religioso de Roma. Aceitamos todos os que desejam reconhecer HaShem como único D'us e seguir a Torá em sua plenitude. Celebramos Chagim e vamos à Jerusalém uma vez por ano.
      Ensinamos a língua hebraica gratuitamente e, através do ensino do AlefBeit mtos têm entendido e conhecido o caminho de volta às raízes da fé.
      Fiquei mto feliz em encontra-los (por acaso). Quem sabe um dia poderíamos fazer-lhes uma visita.
      abraços - vera h.

      ResponderExcluir
    3. Shalom, chaverah,
      Ficamos muitos felizes em saber que estão, como nós - retornando às Veredas Antigas! Não é fácil esse percurso e, realmente, muitos ficam pelo caminho; quebrar tantos paradigmas e se livrar de tantos sofismas exige esforço e muita coragem (rs) ... Mas, o que podemos adiantar é que, a despeito das dificuldades, nunca nos sentimos tão livres, tão responsáveis por nossas escolhas e tão próximos de "Casa".
      Estamos ao dispor para um contao mais pessoal e será um grande prazer recebê-los em nossa Sinagoga.
      Shavuah Tóv!

      ResponderExcluir
    4. Shalom ya'el. gostaria de saber se seu Rabino faz circuncisão em crianças que não façam parte da sua Congregação; pois meu neto Esrah ben Yossef v'ben Moshe está à caminho e estou procurando um Rabino credenciado a fazer sua circuncisão.
      obrigada por seu carinho. Shavuah Tov!
      neshikah - vera h.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Shalom, Chaverah, tudo bem?!
        Temos sim um mohel de São Paulo responsável pela "brit milah". Me retorne através do email: bat.yossef@gmail.com que lhe passamos o endereço.
        Shavuah Tóv

        Excluir
    5. Ao que tudo indica finalmente encontramos um Povo que não acredita na mitologia do nascimento virginal, desde que a palavra em Yeshayahu 7.14 é "Almá" (jovem mulher - casada), e não aparace a palavra Betuláh = virgem.
      Somos três famílias que assim acreditam, moramos em Maringá - Paraná - e gostaríamos se possível a implantação de uma kehiláh, o que seja de início uma Beit Midrash --- Isso é possível?
      Desde já agradecemos sua atenta e cordial resposta
      Todá
      Ben Ariel
      Meu E-mail
      cni.comunidade@gmail.com

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Shabat Shalom, chaver! Gostaríamos de esclarecer que abandonamos por completo a fé cristã. Hoje seguimos unicamente a Torah. Que O Etero, Bendito seja, os oriente em Sua busca, como tem feito conosco!
        No amor de HaShem,

        Excluir
    6. Ola, sou judeu, morador de Salto. Gostaria de saber se existe um lugar em Itu que venda matsa.
      Obrigado e Chag Sameach

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Shalom, Maurício.Costumávamos comprar no Pão de Açúcar, mas, não encontramos no de Itu. Trouxemos uma caixa a mais e podemos dispor, caso lhe interesse. Chag Sameach.

        Excluir
      2. Caso possamos ajudar, entre em contato através do email. Ficamos ao dispor.

        Excluir
    7. Sou morador de Salto e estou a disposição da comunidade judaica ( filhos de mae judias ou convertidos ) na região de Salto , Itu e Indaiatuba para manter a leva do judaismo acesa

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Shalom, chaver! Agradecemos seu contato e disposição... acredito que exista um bom contingente de pessoas, nessas condições. Baruch HaShem!

        Excluir